“Meu povo se perde por falta de conhecimento.” (Oséias 4:6)
Recentemente nos deparamos com uma frase nada feliz no mundo gospel. Não quero entrar em detalhes, só quero relatar que esse fato me fez recordar a ida do apóstolo Paulo na cidade de Bereia em sua segunda viagem missionária. Depois de Paulo e Silas terem sido mal recebidos por alguns judeus em Tessalônica, eles chegaram a Bereia e foram à sinagoga da cidade.
Um fato que me chamou a atenção é o contraste entre essas duas cidades. Enquanto que em Tessalônica Paulo e Silas foram perseguidos, em Bereia as pessoas não eram somente educadas, como também ouviam a mensagem dos dois com muito interesse. Não apenas isso! Todos os dias aquelas pessoas estudavam as Escrituras Sagradas para saberem se o que Paulo dizia era mesmo verdade. Que exemplo de conduta! (Atos 17:10-11)
Mas aonde eu quero chegar com essa história? Nunca o cristão esteve tão analfabeto de Bíblia como nessa geração. Somos analfabetos funcionais, que leem e não conseguem interpretar o que lê. Não entendemos por falta de busca, pois Deus tem prazer em revelar a sua Palavra. Essa falta acaba nos enchendo de achismos e de heresias. Somos aquela geração que muito escuta. Mas nos falta o espírito das pessoas de Bereia, de examinar aquilo que está sendo dito, na Palavra. Eles tomavam a Bíblia como referência para cada palavra que Paulo dizia. E por causa disso muitos creram.
O nosso cristianismo é baseado em frases estampadas em camisetas. Em ditos populares “cristãos”. Em hinos sem base bíblia. Em sermões sem a inspiração divina. Em jargões gospel. Muitas vezes ocupamos cargos. Somos professores de escola bíblica, ministros da Palavra, pastores, sem o mínimo de conhecimento bíblico. E o pior de tudo, achamos que temos. E o resultado disso são as gafes que vemos no mundo gospel. Qual foi a última vez em que levamos um caderno para fazer anotações durante a pregação? Para chegarmos em casa e meditarmos sobre aquilo que foi dito com aquilo que está escrito na Palavra?
Não concordei com a frase do Valadão. Mas também não concordei com a ênfase em expor o erro do cara. Precisamos entender que se temos algum conhecimento bíblico, é porque Deus abriu a nossa mente e entendimento para tais conhecimentos. O que nós devemos fazer é orar para que Deus faça o mesmo com ele. E com todos aqueles que buscam. Não somos bons e nem melhores por usufruirmos de alguns saberes. Até porque o conhecimento que temos hoje não tínhamos antes. E se hoje temos é porque Deus permitiu isso.
Tem uma frase de Max Lucado que prezo muito. Ela diz: “Tenha cuidado ao julgar. Isto não significa que não devamos ter discernimento. Significa que não devemos dar o veredicto”. (Max Lucado – Ouvindo Deus na Tormenta). Que nós não negligenciemos o erro. Se Lutero pensasse assim estaríamos até hoje adorando imagens. Mas que tenhamos consciência de que já existe um Juiz. A minha oração é para que sejamos estudantes da Palavra e críticos com as outras demais fontes. E que esse conhecimento adquirido sirva para o nosso crescimento espiritual e não para fazer nascer a soberba em nosso coração.
“Não sigo boatos, modismo ou teorias. Eu sigo fatos, Jesus Cristo e a Bíblia. Me chamem de careta, cristão ou crente. Num mundo de iguais eu sou diferente.” (Marcela Taís)
“nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17
A Bíblia nos diz: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Mas muitos ainda tem esta dúvida: Porque eu preciso me batizar ? E é isso que eu quero falar aqui.
Depois de aceitarmos a Jesus como Senhor e Salvador, o primeiro passo do cristão é ser batizado nas águas. O ato do batismo, simboliza morrer para o mundo de pecado. Em várias passagens Bíblicas, temos exemplos de pessoas que depois de conhecer a palavra de Deus, decidiram seguir a Cristo, e logo foram batizadas. A palavra batismo significa mergulhar, imergir.
(Mateus-28:19,20) - Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
(Ide: é uma ordenança que temos que obedecer)
(Romanos-6:4) - De sorte que fomos sepultados com Cristo pela fé através do batismo…
Simboliza: O sepultamento; somos enterrados juntamente com Cristo.
Entendo que: A descida do convertido às águas, representa a morte de Cristo; fazer morrer o velho homem, ou seja, enterrar a velha criatura.
Ao ser levantado: significa: A nossa ressurreição em Cristo: Filhos de volta a Deus.
(Tito-3:5)- Não por obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração e da renovação pelo Espírito Santo.
Por meio dela, todos os pecados da vida de outrora foram lavados. Assim como o lavar com a água, limpa o corpo, assim também Deus, em união com a morte de Cristo e pelo Espírito Santo, purifica a alma. “O batismo nas águas, simboliza essa purificação.”
Arrependimento: Ao ouvir a Palavra do Evangelho e, crer que Jesus Cristo é o seu Senhor e Salvador, o único mediador entre Deus e os homens, e, reconhecer que é um pecador, e, se arrepender do seu pecado com sinceridade, seus pecados serão perdoados.
Libertação: Em vários casos o pecado prende as pessoas a certas práticas condenadas pela Bíblia; e, somente conhecendo a Jesus Cristo e à Palavra do Seu Evangelho, a pessoa consegue obter forças para se libertar.
(João- 8: 32, 36)- E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará… O homem pode ser livre das prisões do pecado, e uma vez liberto das algemas do pecado, ele está apto para ser batizado.
(Atos-2:38)- E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Batismo: é pacto com Cristo. O batismo, é uma união ao Corpo de Cristo. Você precisa entender as responsabilidades e compromissos em fazer parte deste Corpo Santo, estudando o Evangelho, obedecendo e conhecendo a Cristo, e, fazer as mesmas obras que Ele faz, para nos tornarmos verdadeiros filhos de Deus.
(Gálatas- 3:27)- “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, já vos revestistes de Cristo”.
Revestir: É tornar a vestir-se; quando o homem pecou, ficou sem as vestes de salvação, a partir do momento que se converte a Cristo passa a vestir-se novamente, daí o seu exterior reflete a Cristo, ou seja, suas ações passam a dar testemunho visível de uma nova vida, assim também com novidades no comportamento e atitudes.
O batismo nas águas em si não tem poder para salvar. As pessoas são batizadas, não para serem salvas, mas porque já são salvas. A salvação não está fundamentada no batismo e sim na cruz de Cristo. No batismo está simbolizada a aplicação da salvação no indivíduo que crê e obedece.